Costa, o "socialista bem-sucedido", entre os mais influentes na Europa

Valeria Vaz
8 Dezembro, 2017

O primeiro-ministro português é o nono entre as figuras que podem mudar o seu país e a Europa em 2018, numa lista elaborada pelo site "Politico", considerado pela publicação um "socialista bem sucedido" e uma personalidade que "está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa".

O ranking de 28 personalidades a ter em conta na Europa foi anunciado, esta quinta-feira, pelo Politico.

Num ano em que a "política está de regresso à Europa", segundo os editores do site de informação, oito das dez principais figuras são políticos que ocupam lugares de destaque.

O artigo sobre Costa diz que este é "um caso raro na Europa de hoje: um socialista bem sucedido".

Mas os políticos não estão sozinhos na lista dos 28.

O jornal norte-americano destaca António Costa como alguém que conseguiu impor-se como um "campeão da mudança", capaz de reverter as medidas austeras da recessão.

Ainda assim, o Politico afirma que os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal "restaure rapidamente a posição do primeiro-ministro", assegurando que o objetivo é garantir uma "maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019". "No ano que vem, Costa terá de continuar a equilibrar a economia, a enfrentar um novo líder da oposição e a usar as suas habilidades políticas para gerir o relacionamento complicado com os dois partidos da extrema esquerda que apoiam o seu governo minoritário".

Em primeiro lugar na lista aparece o alemão Christian Lindner, descrito como "o radical", segue-se o britânico Michael Gove, "o verdadeiro crente", e a francesa Muriel Pénicaud, "o punho de ferro de Macron".

Mais artigos por OlimpiaDasRio

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação