Trump retira EUA do pacto da ONU sobre migrantes e refugiados

Valeria Vaz
4 Dezembro, 2017

Por isso, adianta ainda, as Nações Unidas precisam "do apoio de todos os Estados-membros para chegar a um consenso sobre esta questão complexa".

Em um comunicado divulgado no final do sábado, a missão dos EUA na ONU observou que o presidente Donald Trump tomou a decisão.

"Nenhum país fez mais que os Estados Unidos e a nossa generosidade vai manter-se".

"Mas nossas decisões sobre as políticas de imigração devem ser tomados pelos americanos, e apenas pelos americanos".

"Nós vamos decidir como melhor controlar nossas fronteiras e quem estará apto a entrar em nosso país", declarou, em comunicado, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley.

Durante a campanha eleitoral no ano passado, Trump prometeu deportar grandes números de imigrantes e construir um muro na fronteira dos EUA com o México para ajudar a combater a imigração ilegal e o crime nos Estados Unidos. Desde que assumiu o cargo em janeiro, ele também se mudou para proibir a entrada dos EUA por pessoas de países muçulmanos selecionados.

Em setembro de 2016, os 193 membros da Assembleia Geral da ONU adotaram com unanimidade a chamada Declaração de Nova York para os refugiados e migrantes, que visa melhorar a gestão internacional (acolhimento, apoio no regresso, etc.) dos movimentos de migração. Segundo ela, algumas disposições da Declaração de Nova York "não estão em linha com as políticas" de Washington.

"A abordagem global na Declaração de Nova York simplesmente não é compatível com a soberania dos EUA".

"O presidente salienta que a migração é um fenómeno global que exige uma resposta global e que o multilateralismo continua a ser a melhor forma de enfrentar os desafios globais", acrescenta.

"Como insultar mais o seu vizinho mexicano, virar as costas para a humanidade mais desesperada e tornar a América irrelevante em uma crise global extremamente desestabilizadora em um único passo", ela postou no Twitter.

O antecessor de Haley, Samantha Power, zombou do movimento dos EUA. "Ir sozinho é uma proposta de perder-perder".

Mais artigos por OlimpiaDasRio

  • Trump celebra una reforma histórica — Drop d'impuestos

    Trump celebra una reforma histórica — Drop d'impuestos

    El proyecto de ley regresará a las cámaras para ratificarse, y el mandatario podrá firmarla antes de navidad, como manifestó. Este último porcentaje es mayor que el 15% que inicialmente buscaba el presidente americano, Donald Trump.
    Copa do Mundo 2018: saiba quais serão os adversários do Brasil

    Copa do Mundo 2018: saiba quais serão os adversários do Brasil

    Na Copa do Mundo da Rússia será utilizada a tecnologia de linha de gol, que já foi testada em 2014, que ocorreu no Brasil . No entanto, a escolha também tinha a ver com a esperança de o Brasil ser sorteado como cabeça de chave do Grupo B .
    Romero Jucá é hostilizado por passageira durante viagem de avião — Vídeo

    Romero Jucá é hostilizado por passageira durante viagem de avião — Vídeo

    Gente, o Jucá, do grande acordo nacional, do Supremo com tudo. "Como é que está funcionando o acordo?", questiona a mulher. Em fevereiro deste ano, o presidente do PMDB foi abordado por passageiros ao desembarcar no aeroporto de Boa Vista (RR).
  • César assumirá lugar de Muralha contra o Junior

    César assumirá lugar de Muralha contra o Junior

    O camisa 38 foi muito criticado pela torcida e sequer ficou no banco de reservas no jogo de volta contra os colombianos. A primeira partida da final será em Avellaneda, na Argentina, na próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro.
    Trump nega conluio com russos após indiciamento de Flynn

    Trump nega conluio com russos após indiciamento de Flynn

    Segundo a CNN, o interlocutor do ex-chefe de Segurança Nacional era o genro de Trump, Jared Kushner, casado com Ivanka Trump. Michael Flynn declarou-se, sexta-feira, culpado de mentir ao FBI sobre contactos com a Rússia.
    Centeno, o favorito da Finantial Times, é candidato ao Eurogrupo

    Centeno, o favorito da Finantial Times, é candidato ao Eurogrupo

    O Eurogrupo teve, segundo a líder comunista, "responsabilidades muito grandes por várias crises" na Europa, como a de Portugal. Quem também deverá entrar na corrida é Dana Ozola , a ministra das Finanças da Letónia.
  • HBO GO chega ao Brasil

    HBO GO chega ao Brasil

    O HBO Go conta com todo o conteúdo original da emissora, como as séries de sucesso Game of Thrones e Westworld . Antes você só tinha acesso a ela se tivesse a HBO no seu pacote de canais da TV a cabo.
    A partir de 2018, andar de Uber pode gerar milhas Smiles

    A partir de 2018, andar de Uber pode gerar milhas Smiles

    O diretor-geral do Uber Brasil, Guilherme Telles , diz que a novidade vai ampliar o número de usuários da empresa no País. Segundo as empresas, isto acontecerá a partir do primeiro trimestre de 2018, mas se uma data exata ainda.
    Brasil enfrenta Suíça, Costa Rica e Sérvia na primeira fase da Copa

    Brasil enfrenta Suíça, Costa Rica e Sérvia na primeira fase da Copa

    O jogo de abertura da Copa de 2018 será entre Rússia e Arábia Saudita, pelo grupo A , no dia 14 de junho, em Moscou. E se a viagem é para trabalho, ainda fica um clima de tensão no ar.
  • Netflix confirma terceira temporada da série Stranger Things

    Netflix confirma terceira temporada da série Stranger Things

    A Netflix renovou oficialmente Stranger Things para uma terceira temporada, foi confirmado na conta oficial do serviço de streaming .
    Explosivos obrigam à evacuação de mercado de Natal na Almenaha

    Explosivos obrigam à evacuação de mercado de Natal na Almenaha

    Um porta-voz deste ministério alemão afirmou que o risco de um ataque na Europa e na Alemanha é "permanentemente elevado". No entanto, a zona vai continuar vedada para que a equipa forense possa investigar a ocorrência.
    Sporting 0-0 Belenenses

    Sporting 0-0 Belenenses

    Belenenses - Muriel; Pereirinha, Gonçalo Silva, Nuno Tomás e Florent; Saré e Yebda; Diogo Viana, Benny e André Sousa; Fredy. O regresso de Alan Ruiz é o grande destaque do lote de eleitos do técnico verde e branco.

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação