Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,8 anos, diz IBGE

Simao Alves
2 Dezembro, 2017

O Estado ocupa a 12ª posição no ranking brasileiro, abaixo da média do Brasil, de 75,8 anos.

O maior destaque da publicação do IBGE ainda diz respeito ao aumento da média da expectativa de vida no País.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 30 anos desde 1940. Por outro lado, em Rondônia, uma pessoa que completou a mesma idade no mesmo ano tem expectativa de vida de mais 15,9 anos. Além desses, Rio Grande do Sul (77,8), Minas Gerais (77,2), Paraná (77,1) e Rio de Janeiro (76,2) são os únicos que possuem indicadores superiores à média nacional. O Maranhão, tem os piores números do Brasil com 70,6 anos em média. Essa diferença nacional refletiu em todos os estados sendo que a maior diferença foi em Alagoas (9,5 anos a favor das mulheres), seguido pela Bahia (9,2) e por Sergipe (8,4).

Segundo o IBGE, a diferença entre homens e mulheres pode ser explicada pela maior incidência dos óbitos por causas externas ou não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina.

Segundo o estudo, a expectativa dos homens roraimenses ao nascer foi de 69,1 anos e a das mulheres foi de 74,3 anos, a pior do paós.

Mais artigos por OlimpiaDasRio

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação