Preço do pão aumenta 20% em janeiro

Eugenio Alvim
28 Novembro, 2017

Os industriais da panificação revelam que não dá mais para manter o preço inalterado.

Em Janeiro de 2018, o preço do pão irá aumentar cerca de 20%.

Em declarações ao Correio da Manhã, o presidente da Associação de Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte, António Fonte, sublinhou que "o agravamento dos custos de produção não permite alternativa".

Lisboa é onde a carcaça é mais cara e em Janeiro, deverá passar a custar 24 cêntimos. Assim, "com o aumento do salário mínimo em 4,1%, vamos ter de aumentar, na devida proporção, os profissionais que, justamente, ganham acima do salário mínimo", disse ainda. Em Coimbra, a carcaça custará 17 cêntimos, enquanto em Braga passará para 13 cêntimos. No Algarve, cada carcaça deverá passar a custar 20 cêntimos.

O valor dos ovos também deverá aumentar.

O presidente da AIPAN aponta a subida dos combustíveis (nomeadamente, do gasóleo), os agravamentos previstos para a eletricidade e para o gás e ainda a subida do salário mínimo como factores que levam à necessidade da revisão do preço do pão, congelado desde 2011.

Segundo um estudo, citado pelo CM, a mão de obra representa 33% dos custos nas áreas da panificação e pastelaria, a matéria-prima utilizada representa outros 33% e 20% correspondem a energia e combustíveis.

"Trata-se de uma situação muito preocupante e que nos obriga a fazer contas à vida".

"Os fogos florestais e o problema da contaminação de ovos pelo insecticida Fipronil detectado em vários países da Europa fizeram disparar o preço dos ovos em Portugal", explica Francisco Silva.

Só na zona certificada de Aveiro foram produzidas 200 toneladas de ovos moles, o que quer dizer que foram gastos 1,7 milhões de ovos.

Esta atualização de preço vem refletir, segundo o dirigente, o aumento dos custos de produção.

O pão levedado é aquele ao qual se acrescentou à massa levedura ou fermento, geralmente cozido num forno, mais ou menos macio.

Mais artigos por OlimpiaDasRio

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação