Morre Totò Riina, chefão histórico da máfia Cosa Nostra

Simao Alves
18 Ноября, 2017

Foi condenado a 26 sentenças de prisão perpétua por ter "encomendado" mais de cem homicídios, matando ainda 40 pessoas pelas suas próprias mãos - e esteve também por trás de uma série de explosões nas cidades italianas de Roma, Milão e Florença, que provocaram a morte a dez pessoas.

Morreu um dos mais temidos líderes da máfia siciliana, em Itália. Depois da última operação, ele entrou em coma.

Giovanni, o filho mais velho de Riina, cumpre uma pena de prisão perpétua por quatro assassinatos.

"Não é Toto Riina para mim, você é apenas meu pai".

Toto Riina era conhecido como o "chefe dos chefes". "Te amo", escreveu em uma rede social outro de seus filhos, Salvatore, na quinta.

Riina havia solicitado a libertação em julho, alegando uma doença grave, mas o pedido foi rejeitado depois que um tribunal determinou que o atendimento médico na prisão era tão adequado quando o que receberia fora do sistema penitenciário.

O antigo chefe da máfia tinha pedido este verão para ser libertado precisamente por causa dos problemas de saúde de que sofre, mas a Justiça italiana negou o pedido, argumentando que os cuidados médicos a que tinha acesso enquanto estavam detidos tinham a mesma qualidade do que os que podia receber no exterior.

An employee of the Russian Federal Penitentiary Service's special department
Sputnik Mikhail Mordasov Filha de mafioso envolve-se com policial e seu pai planeja vingança

Depois de uma primeira passagem pela prisão por assassinato, Riina, soldado fiel do líder mafioso Luciano Liggio desde os anos 1950, avançou na organização até substituir o chefe em 1974.

Riina, que completou 87 anos um dia antes de sua morte, estava internado na repartição para detentos do hospital de Parma e havia passado por duas cirurgias nas últimas semanas.

Toto Riina, casado desde 1974 com Antonietta Bagarella, uma professora que pertencia a uma grande família mafiosa, que teria continuado a mandar no império criminal construído pelo marido mesmo após a prisão dele em janeiro de 1993.

Tráfico de droga, sequestro e agressão: Riina assumiu o controlo de todos os setores tradicionais da Cosa Nostra.

Com uma liderança sanguinária desde os anos 1970, ordenou mais de 150 assassinatos, em particular os dos juízes de combate à máfia Giovanni Falcone (1992) e Paolo Borsellino (1993).

A máfia siciliana Cosa Nostra ainda está longe de ser dominada, de acordo com os magistrados, mas tem sido muito mais discreta, renunciando às execuções e crimes de sangue da época Riina.

Mais artigos por

  • Libanês Saad Hariri é esperado na França nos próximos dias

    Libanês Saad Hariri é esperado na França nos próximos dias

    Ainda nesta semana, ele afirmou que voltaria em poucos dias para Beirute, capital do país. Hariri negou que estivesse detido.
    Nintendo making Mario movie with US studio: report

    Nintendo making Mario movie with US studio: report

    Discussions are at an early stage and it's unlikely we'll see Mario and Luigi coming to cinemas for a couple of years at least. The deal is going to allow Illumination to make future Mario movies, though only one is currently in development.
    Filho de presidente da Assembleia do Rio é preso pela Lava Jato

    Filho de presidente da Assembleia do Rio é preso pela Lava Jato

    O presidente da Assembleia Legislativa do Rio também diz na nota que "jamais" recebeu "qualquer vantagem em troca de favores". Esse valor seria retirado do próprio dinheiro das passagens arrecadado com o serviço de transporte público no Rio de Janeiro.
  • Sylvester Stallone é acusado de ter estuprado garota de 16 anos

    Sylvester Stallone é acusado de ter estuprado garota de 16 anos

    De acordo com a reportagem do Daily Mail , a garota de 16 anos teria aceitado transar com o ator Stallone de forma consensual. O astro Sylvester Stallone é o mais novo integrante do rol de denunciados por assédio e violência sexual em Hollywood.
    Pedi aos países asiáticos que isolem a Coreia do Norte, afirma Trump

    Pedi aos países asiáticos que isolem a Coreia do Norte, afirma Trump

    Ele chegou, inclusive, a chamar Kim Jong-un de "gordo e baixinho", sem que os meios de comunicação oficiais do país tenham respondido até agora a essas declarações.
    Papa Francisco ganha Lamborghini e decide leiloá-lo

    Papa Francisco ganha Lamborghini e decide leiloá-lo

    Francisco, que se dá bem com pessoas de várias religiões, é um homem que recebe presentes curiosos. O papa dispensou as limusines normalmente usadas pelos pontífices e dirige um Ford Focus azul.
  • 'Não tem explicação': Rueda vê dificuldades para analisar péssimo momento do Flamengo

    'Não tem explicação': Rueda vê dificuldades para analisar péssimo momento do Flamengo

    A torcida do Coritiba fez uma grande festa, desde a chegada dos jogadores ao estádio até o memento da entrada em campo. Depois o Coritiba recebe o São Paulo no Couto e encerra a temporada em Chapecó, contra a Chapecoense.
    Comprimido digital avisa o médico das falhas do paciente — Vídeo

    Comprimido digital avisa o médico das falhas do paciente — Vídeo

    O sensor é do tamanho de um grão de areia e é feito de materiais encontrados na comida, que serão digeridos facilmente pelo corpo. As pílulas não são licenciadas para serem usadas em pessoas idosas com transtornos mentais e nem para pacientes pediátricos.
    Itália fica fora da Copa 2018

    Itália fica fora da Copa 2018

    "Deixo o papel de goleiro da seleção nas mãos do grande Gigione Donnarumma e de Mattia Perin , que é excelente", comentou. O Brasil, desde a Copa em casa e o fatídico 7 a 1, é quem teve melhor aproveitamento: 79,3%.
  • Mesmo em queda, MS tem melhor desempenho no PIB no país

    Mesmo em queda, MS tem melhor desempenho no PIB no país

    A perda do Sudeste aconteceu mesmo com uma leve recuperação de espaço por parte de São Paulo, de 32,2% em 2014 para 32,4% em 2015. Junto com o Amazonas, os estados de Alagoas, Distrito Federal e Sergipe também foram os que menos participaram.
    Máxima tensión:

    Máxima tensión: "Pena de muerte" a Trump en Corea del Norte

    Esos códigos están registrados en una tarjeta conocida como "la galleta", que el mandatario porta en todo momento. Trump visita en 12 días Japón, Corea del Sur , China, Vietnam y Filipinas (en orden cronológico).
    Vendas do varejo crescem 0,6% no terceiro trimestre

    Vendas do varejo crescem 0,6% no terceiro trimestre

    As vendas nas lojas de material de jardinagem e construção recuaram 1,2% no mês passado, após um aumento de 3,0% em setembro. A lista de áreas em alta começa com hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 6,0%.

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação

O último é de

Outras notícias