Câncer de próstata é o tipo mais comum nos homens — Novembro azul

Simao Alves
4 Ноября, 2017

Já no Brasil, o 'Novembro Azul' foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Quando o caso é identificado ainda no começo, a chance de cura é maior, caso contrário o risco de sobrevida do paciente é muito menor. "Mas se o diagnóstico for muito tardio as chances de recuperação são muito pequenas", afirma.

Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Ele acredita que uma das causas está na progressão do envelhecimento da população. Na capital, 210, sendo o tipo de câncer que mais afeta os homens. Também tem sentido gerar espaço e campanhas para discutir saúde do homem _ vários países propõem que os homens deixem crescer o bigode no mês de novembro (o movember, em um trocadilho com as palavra mustache _ bigode em inglês) para ampliar a exposição do tema. O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, estendeu as programações para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil.

Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou negros (em que a doença costuma ser mais agressiva), devem procurar um urologista após os 45 anos.

A detecção desse câncer é feita inicialmente por meio de dois exames: o de sangue, chamado PSA, e o toque retal.

Este ano o tema a ser trabalhado pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem é "Masculinidades e Saúde do Homem", com a promoção da saúde masculina e promovendo ações que estimulem a presença dos homens nos serviços de saúde, permitindo que o mesmo sejam protagonistas das ações direcionadas a eles.

Além disso, cerca de três quartos dos pacientes têm mais de 65 anos, por isso ele é considerado pelo Inca como uma doença da terceira idade. No Brasil, a extimativa de incidência em 2016 foi de 61,2 mil e, em 2017, de 57.960 - no DF, o número estimado é de 840. "Na cirurgia para remover o tumor, retiramos toda a próstata e as vesículas seminais". "Vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue no sêmen ou na urina e dor óssea são sintomas que surgem já na fase avançada do câncer", fala.

A cada 10 homens com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos de idade.

Mais artigos por

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação

O último é de

Outras notícias