Sofrer ataques é o custo por enfrentar modelo político corrupto — Janot

Eugenio Alvim
16 Setembro, 2017

"Tive a honra de ver consolidado definitivamente o poder investigatório do Ministério Público e de presenciar o corajoso golpe desferido por esse colegiado contra a crônica impunidade que castiga impiedosamente nossa sociedade, quando esta Corte definiu, por duas vezes, que a condenação em segunda instância viabiliza, sim, a execução provisória da pena", afirmou. A cerimônia de posse será na PGR e terá a presença do presidente Temer, da presidente do STF, Cármen Lúcia e outras autoridades.

A despedida de Janot ocorreu minutos após a procuradoria apresentar denúncia contra o presidente Michel Temer e integrantes do PMDB.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que vai deixar o cargo com a convicção de que militou na defesa dos compromissos constitucionais. "Sabia que haveria custo pro enfrentar esse modelo político corrupto e produtor de corrupção cimentado por anos de impunidade e descaso". Na ocasião, disse ter sofrido toda sorte de ataques sórdidos e injustos.

O procurador-geral afirmou que as críticas já se encontram "nos escombros do passado". O discurso de Janot foi feito ao final da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), a sua última como procurador-geral da República.

- As páginas da história certamente vão revelar o lado que cada um escolheu para travar sua batalha pessoal nesse processo.

Já o ministro do STF, Gilmar Mendes, habitual crítico de Rodrigo Janot, usou trecho de um poema para se referir à despedida de Janot instantes antes da última sessão do PGR.

Mestre em direito pela Universidade de Harvard e integrante do Ministério Público Federal há 30 anos, Raquel Dodge é subprocuradora-geral da República e atuou em matéria criminal no Superior Tribunal de Justiça.

"Eu confio no trabalho a ser desenvolvido, confio na seriedade de propósitos da futura procuradora-geral da República e como outros procuradores, inclusive o atual, ela honrará a instituição".

Mais artigos por OlimpiaDasRio

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação