PF transfere Joesley Batista para São Paulo

Eugenio Alvim
16 Setembro, 2017

A decisão também indica omissão em relação a existência de conta bancária no exterior, bem como o uso de seus recursos por Ricardo Saud e informação inverídica de Saud em depoimento prestado ao MPF.

Nesta sexta, 15, Saud será transferido da PF para a o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Ao menos o delator Joesley também será acusado.

O procurador-geral da República Rodrigo Janot rescindiu os acordos de delação premiada com os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud.

Para sustentar o novo pedido, Janot informou ao ministro que decidiu anular a imunidade penal que foi concedida por ele a Joesley e Saud por ter concluído que os acusados omitiram informações da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante o processo de assinatura do acordo de delação premiada.

Joesley foi incluído na mesma denúncia apresentada, nesta quinta-feira (14), contra o presidente Michel Temer (PMDB). Ontem, o magistrado aceitou o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a detenção, que valia por cinco dias, fosse convertida em preventiva - sem prazo definido para acabar. Wesley já está preso na PF paulista por força de mandado da 6ª Vara Federal Criminal. "Temos uma preocupação muito grande com a segurança deles, mas quero ressaltar que a defesa não requereu absolutamente nada". O transporte é realizado em 1 avião da Polícia Federal. "Eu confio na Polícia Federal, que tem competência e expertise para saber qual o melhor lugar para eles até porque a responsabilidade sobre isso é da Polícia Federal", disse.

A informação sobre a rescisão do acordo foi encaminhada ao Supremo. O Dr Janot, já em vias de deixar o cargo, tratou de usurpar a competência do Supremo Tribunal Federal ao querer rescindir unilateralmente o acordo de delação homologado pelo Ministro Fachin. O executivo depôs no âmbito da operação Acerto de Contas, 2ª fase da Tendão de Aquiles. "O acordo ainda está valendo", afirmou à reportagem o criminalista Ticiano Figueiredo, que integra a defesa dos irmãos Batista.

Mais artigos por OlimpiaDasRio

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação