Cristas reafirma apoio a Rui Moreira no Porto

Rafael Roque
9 Mai, 2017

Hoje, o PS anunciou que Manuel Pizarro é o candidato do partido à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas, em outubro.

Na entrevista publicada pela Lusa na quinta-feira, Ana Catarina Mendes é questionada sobre se o PS tenciona contabilizar para si os votos que a lista de Rui Moreira obtiver no Porto, respondendo que, se essa foi a interpretação retirada da entrevista concedida ao Observador, então ter-se-á "exprimido mal".

Segundo, o Expresso, esta terá sido uma decisão unânime por parte dos concelheiros do autarca.

"Há um ano, no congresso do CDS, eu própria afirmei, devidamente articulada com todas as estruturas locais do CDS, que caso o dr. Rui Moreira viesse a avançar de novo nós reafirmaríamos e repetiríamos o apoio à sua candidatura", referiu a líder do CDS-PP.

O que achou desta notícia?

Apesar de não fechar em definitivo a porta a uma manutenção do apoio do PS, o autarca criticou os socialistas por, pela voz da sua secretária-geral-adjunta, ter tentado "fazer crer que há uma coligação informal" entre o PS e o movimento independente que apoia Rui Moreira.

Apesar da renúncia, Pizarro, Manuel Correia Fernandes e Carla Miranda (vereadora socialista sem pelouro), reafirmam o seu pleno compromisso com a cidade, ao exercerem até ao fim do mandato o cargo para o qual foram eleitos, "sempre com a mesma postura construtiva que até agora revelaram".

"A Comissão Política não aceita condicionalismos, porque isso coloca em causa a independência da candidatura", explicou à agência Lusa fonte daquela estrutura "Rui Moreira - Porto, o Nosso Partido".

Na corrida à Câmara do Porto, estão agora Rui Moreira, pelo movimento "Porto, O Nosso Partido", Álvaro Almeida, independente que corre pelas listas do PSD, Manuel Pizarro pelo Partido Socialista, Ilda Figueiredo pela CDU e João Semedo a concorrer pelo Bloco de Esquerda.

Rui Moreira rejeitou a possibilidade de negociar desde já lugares para o PS na Câmara do Porto, criticando a pressão feita por parte dos socialistas.

Sexta-feira à noite, em entrevista à SIC; Rui Moreira ainda afirmou pretender contar com Pizarro na sua lista de recandidatura.

E deixou tudo nas mãos dos socialistas: "O PS continua a apoiar-me ou não continua. São coisas que terá de lhe perguntar a ele [António Costa]", disse.

Ora, pouco depois dessa entrevista a concelhia do Porto do PS reuniu-se de emergência e acabou por rapidamente decidir-se pelo apoio em massa à candidatura de Pizarro.

Mais artigos por OlimpiaDasRio

Deixe um comentário sobre o artigo

Ação